top of page

Decorar Quarto Pequeno! Saiba Como Otimizar o Espaço

Hoje em dia cada vez mais os apartamentos estão menores. E agora até mesmo casas estão vendo seu espaço ser reduzido na mão das grandes construtoras. É evidente que temos passado cada vez menos tempo em casa e isso pode contribuir para a redução do espaço construído para, inclusive, baratear o preço e custo de manutenção das residências.

Com isso surgem diversas dúvidas sobre qual é a maneira certa de aproveitar esses espaços de forma otimizada. Então hoje vamos falar sobre decoração de quartos pequenos e vou te dar algumas ideias do que você pode fazer para tirar o máximo proveito do seu quarto.


1 - USE ESPELHOS


Os espelhos, além de serem muito bons para decorar, são excelentes no que diz respeito a ampliar o ambiente. Se você já visitou o apartamento decorado de construtoras que produzem imóveis pequenos certamente você viu bastante espelho por lá. Vale todo tipo. Podem ser os com molduras ou sem, redondos ou quadrados, etc. O importante é que estejam posicionados em lugar estratégico do ambiente para reduzir a sensação de aperto.



2 - ALIVIA NA COR


É muito importante que os ambientes tenham cores bem pensadas. Elas ajudam com diversas coisas e neste caso precisamos que elas nos ajudem a ampliar o espaço. Para isso recomendo que você sempre pense em tons claros para ambientes pequenos. Não quer dizer que você deve sempre ser refém de cores neutras em todos os espaços pequenos. Mas é importante que você as utilize como tons principais. Isso quando você quer gerar a sensação de amplitude para o espaço. Neste caso, se você desejar ter um pouco de cores mais quentes, recomendo que as utilize em pequenas decorações. Objetos que possam compor o ambiente.



Repare nesses quartos que não foi preciso que eles parecessem a sala do trono celestial para que fossem claros. É possível você usar tons que não sejam apenas branco, bege e cinza claro. O que eu estou te falando é que você precisa apenas encontrar o equilíbrio para que tons neutros sejam a cor principal, não a única.


4 - OPTE POR ARMÁRIOS COM PORTAS DE CORRER


As portas de dobradiça (de abrir) ocupam mais espaço e precisam de um espaço próprio para elas por conta da sua abertura. Portanto, use armários que tenham portas de correr. Preferencialmente que estas portas sejam de espelho, ao menos uma delas. Isso te ajuda a resolver dois problemas com uma solução. Ganha espaço físico e espaço "virtual". Considere mandar fazer este armário. O máximo que você puder ter de móveis planejados em ambientes pequenos é recomendado. Pois móveis planejados serão pensados para atender exatamente a sua demanda. Em ambientes compactos a gente sempre precisa conseguir guardar as coisas sem que isso cause uma superlotação do espaço. Planejar vai te ajudar nisso.


Repare como os armários planejados possibilitaram armazenar diversas coisas ao mesmo tempo em quartos pequenos sem que a beleza e a clara organização fossem deixadas de lado.

Sobre o preço de armários planejados, existem alternativas. Tudo vai depender do acabamento que você quer (quanto mais brilhante e com resina mais lisa mais caro tende a ser). É possível contratar um profissional para fazer o projeto e um bom marceneiro de sua confiança para executar o móvel. Caso você precise, oferecemos projetos de móveis no serviço Outside sobre o qual você consegue saber mais na janela de Serviços aqui no site. Bastar solicitar um orçamento para nossa equipe.


5 - DEIXE O CHÃO LIVRE


Ninguém gosta de sair da cama e pisar no chão gelado, não é verdade? Mas é muito importante cuidarmos com zelo desse assunto quando vamos decorar um quarto pequeno. Não precisa abrir mão dos seus tapetes. Mas coloque-os em pontos realmente importantes. Por exemplo, utilize tapete apenas aos pés da cama e deixe o resto do quarto com o chão livre. Partindo do princípio de que ao respeitar as cores mais claras você escolheu um piso mais neutro, deixe-o aparecer o máximo possível e aliviar o espaço. Isso vai fazer muita diferença.



6 - LIBERE AS PAREDES


Esse ponto te coloca diante de um paradigma que nos faz voltar ao tópico 4 onde falamos um pouco sobre armários planejados. Eles se mostram mais uma vez importantes pois é extremamente recomendável quando você vai decorar um quarto pequeno que as paredes fiquem livres. Não ver muitos bloqueios visuais nas paredes nos ajuda a sentir que o ambiente é mais amplo pois "afasta" uma parede das outras. Isso somado a prioridade de tons mais claros vai te dar um resultado magnífico quando se espera amplitude. Os armários planejados vão te ajudar a armazenar tudo e te fazer precisar menos de prateleiras e estantes. Assim as paredes ficam livres. É bom ter uma prateleira ou outra pois elas humanizam o ambiente, mas o conceito de exagero em quartos pequenos é bem mais amplo do que em ambientes maiores. Tome cuidado.

No mercado existem prateleiras mais finas que vão te ajudar com essa humanização sem ocupar muito espaço. Vamos falar melhor das prateleiras mais a frente.



7 - LUZES BRANCAS


Luzes de cor branca (luz fria) não são recomendadas para leitura, porém, usá-las na iluminação geral pode ajudar muito na ampliação visual do seu quarto. Cria um ambiente mais leve. Este ponto é uma recomendação, você pode perfeitamente utilizar luzes de cor neutra, mas as de cor branca sairão a frente no quesito de leveza e amplitude. E para a sua leitura, utilize sempre luz neutra na luminária de onde você irá ler. As luzes brancas são importantes por ajudarem a neutralizarem os tons. Mas vale ressaltar que, se você já optou por cores bem claras nas paredes e móveis as luzes brancas não se fazem necessárias. Neste caso as luzes neutras vão fazer um excelente trabalho. Mas se você optou por exemplo, por cinza ou alguma cor similar nas paredes, usar luzes brancas pode ser uma boa para melhorar seus resultados. É um conjunto que forças que te permitem não usar branco ou similar e ainda assim ampliar seu quarto pequeno.



Deu para perceber a leveza da iluminação fria (luz branca)? Faz uma diferença não é?

Agora veja essa comparação que eu separei para você entender melhor a diferença entre iluminação branca quente e fria.


Comparação entre luz branca quente (esquerda) e fria (direita)


8 - USE PRATELEIRAS


Isso pode parecer incoerente pelo fato de eu ter recomendado liberar as paredes mas não é. No tópico 6, onde falei sobre deixar as paredes o mais livres possível, eu também falei superficialmente sobre as prateleiras. Elas são sim importantes em quartos pequenos. Como falamos aqui anteriormente, elas humanizam o espaço. Apenas precisamos cuidar para que elas não se tornem um tropeço. Prateleiras irão te ajudar na missão de organização de um quarto pequeno. Nelas você pode colocar livros, pequenos adornos, etc. Mas tome muito cuidado com o local onde você as coloca. Jamais as use na parede mais importante do quarto. A parede mais importante normalmente é a maior parede. Aquela que ficar livre vai ajudar muito na sensação de amplitude do ambiente. Normalmente essa parede também fica de frente para a porta ou perpendicular a ela. Em geral a melhor parede para se trabalhar as prateleiras é a menor do quarto. Não é uma regra mas é bem comum de acontecer. E tendo isso em vista centralize suas prateleiras apenas em uma parede e tome cuidado com o tom delas. Para elas, o branco pode ser quase sempre uma boa pedida.



9 - USE CAMA BAÚ


Não é sobre ter uma cama baú, é sobre economizar espaço. E em um quarto pequeno, espaço vale ouro. Não precisa ser apenas cama baú. Pode ser cama com gavetões ou nichos inferiores por exemplo. O ponto forte aqui é ter onde guardar mais coisas. Você vai precisar desse espaço. Se não agora, um dia vai. Então se previna.

Mesmo planejando seus móveis pode ser que, por conta do pouco espaço, você precise de algum lugar a mais para guardar aqueles edredons. Uma cama que possa abrigar essa segunda função lhe será muito bem-vinda.




Inclusive, olha que bacana essa cama com caminhas inferiores para seus pets.


Cama com caminhas inferiores para pets

10 - APROVEITE GAVETAS


Falando em gaveta que serve como caminha para pets, vou te passar mais uma ideia de como vencer a falta de espaço em um quarto pequeno. Já falamos de pontos gerais de como decorar esse quarto para gerar sensação de amplitude, falamos de como usar a decoração para resolver o problema de organização e eu não poderia deixar de frisar o poder das gavetas.

Faça o máximo que for possível para ter gavetas onde der. Na mesa lateral, na mesa de estudos, em baixo da cama. Elas serão muito úteis e não há nada melhor do que sentir que um quarto pequeno não deixa à desejar em nada no que diz respeito a usabilidade do espaço interno.

O design de ambientes me fascina absolutamente pois é através dele que podemos tornar tudo possível dentro de um lar, um escritório, uma loja ou o ambiente que for. Quem dera se todos tivessem acesso a esse incrível recurso. E é para isso que este blog existe e que nosso estúdio de design de ambientes existe. Para tornar ambientes perfeitos possíveis.


 

Se você está reformando ou mudando a decoração e não quer fazer isso sem o projeto de um profissional nós podemos te ajudar através do nosso serviço de projeto Outside. Um projeto online diferente de todos que você já viu. Online mas tão presente que você nem vai sentir a distância. Basta clicar em SOLICITAR UM ORÇAMENTO que nós iremos te ligar rapidamente.

Comments


  • Grey Pinterest Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page