top of page

Nicho de Banheiro

Atualizado: 21 de mai. de 2020

NÃO DÁ MESMO PARA FAZER NICHO EM PAREDE ESTRUTURANTE?



Esses assuntos que me fazem falar de obras e poeira me deixam sempre animado pois eu curto muito essa parte do design de ambientes. É quando tudo toma forma e a gente começa a ter recompensa por todo o trabalho.


Nichos são aqueles "buracos bonitos" que fazemos nas paredes para deixar o ambiente mais bonito e também contribuir com a disputadíssima organização do espaço. Para quem conhece parece simples, para quem não conhece é como se fosse o rei da noite de Game os Thrones, um curioso e fascinante mistério. Mas agora vou deixar um pouco de lado as alusões mitológicas hollywoodianas e falar do que importa. NICHOS.



O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE FAZER O SEU NICHO?


Se você precisa pensar em colocar um nicho no seu banheiro existem algumas coisas primordiais para verificar antes de furar a parede. A principal delas é saber onde passam os canos. Por motivos claros não podemos colocar nichos onde tem canos simplesmente pelo fato de que os nichos são, como já falamos, buracos na parede. A não ser que você possa desviar estes canos para colocar seu nicho no lugar deles.


Nicho furado em passagem de cano

Mas a boa notícia é que, se você não tem a planta hidráulica da sua casa, em situações normais os canos ficam em lugares comuns. Como na direção do chuveiro, do vaso ou da pia, por exemplo. Mas independente de qualquer coisa, mesmo que você tenha a planta hidráulica sugiro que você peça ao seu pedreiro para furar com muita cautela e paciência caso você não tenha estado presente no momento em que seu banheiro foi construído.


Pode ser que você esteja ainda na fase de obra do seu banheiro e portando saiba exatamente onde os canos estão. Beleza. Se este é o seu caso pode dormir tranquilo hoje. Se não é o seu caso, este post é para que você durma tranquilo também. É só não deixar seu pedreiro tão tranquilo assim quando for furar sua parede.




COMO FAZER O FURO DO NICHO?


Agora que você já verificou se não vai provocar uma enchente na sua casa ou no seu prédio caso fure no lugar que você pensou vamos ver como esse furo deve ser feito.

Vai por mim, não é tão simples quanto parece.


Se seu pedreiro tem boa experiência ele vai entender bem dos detalhes de como se fura um nicho. Mas não custa você também entender para se garantir, o seguro morreu de velho.




Você vai precisar marcar o local do furo junto com o seu pedreiro. Faça um desenho na parede do que vai ser seu nicho. Tire o nível correto. Verifique a altura e a disposição. Aqui vai uma dica que eu não lembrei na gravação do vídeo. Para nichos de box a altura ideal é a altura da sua cintura ou ele pode começar entre 80 e 90cm do chão caso você não utilize o banheiro sozinho.


Outra dica importante é que se você vai colocar o nicho na parede da báscula do box você pode tentar fazer o nicho da largura exata da báscula contando com o alisar de acabamento dela. Assim ficam nicho e báscula na mesma reta. A altura do nicho não precisa ser a mesma da báscula. Seu nicho deve ter a altura que atenda suas expectativas de uso, como por exemplo a altura dos shampoos ou objetos que você vai colocar nele.


Se seu banheiro ainda está apenas no tijolo o pedreiro pode não rebocar a parte onde será feito o furo (para você não gastar massa em vão). Então você vai marcar com giz o local e ele fura com a makita ou talhadeira.




Dica importante: Jamais faça o furo do nicho com profundidade ultrapassando 60% da espessura da parede. Isso pode fragilizar sua parede e te gerar grandes problemas. Salvos os casos onde o fundo do nicho é feito de material de alta resistência. Mas essa não é a realidade da maioria das pessoas.


IMPERMEABILIZAÇÃO PODE SER NECESSÁRIA


É sempre bom pensar na necessidade de impermeabilização da parede onde foi o nicho. Por que? Porque dependendo do revestimento que você utilizar no nicho e do local onde ele fica, se é em área que recebe água direto como no box do banheiro por exemplo, você pode ter problemas com infiltração ao longo prazo e você certamente não vai gostar de ter que quebrar sua parede de novo para impermeabilizar seu nicho.


Mas calma pois esse processo é simples. Existem impermeabilizantes líquidos no mercado que você aplica facilmente com uma broxa mesmo. Na embalagem do produto sempre vem as instruções de uso. Você aplica, aguarda horas ou dias (de acordo com o tipo) e pronto. Pode concluir seu nicho e não se preocupar com infiltrações.


Caso seu nicho seja de caixa de granito ou mármore o risco de impermeabilização é muito menor. Mas se você for do tipo prevenido, um de você vale por dois desprevenidos. :)


REVESTIMENTO DO NICHO


Existem algumas opções para isso. Muita coisa pode ser feita e não há uma regra geral.


Veja alguns exemplos de como você pode fazer:

Nicho inteiramente revestido com pastilha cerâmica de pérola marrom
Nicho Revestido com Pastilha

REVESTIMENTO DE PASTILHA

Essa opção costuma ser mais flexível para para assentamento e mais fácil de aplicar. Basta cobrir o nicho com as pastilhas inteiramente. Como elas costumam ser pequenas fica mais fácil não gerar cortes.


Mas atenção: Você pode precisar fazer algum ajuste ou outro na profundidade e largura do seu nicho para que as pastilhas fiquem inteiras.






Nicho com pastilha do fundo e moldura em mármore
Nicho com pastilha do fundo e moldura em mármore

PASTILHA NO FUNDO E MOLDURA EM MÁRMORE

Esta é uma opção muito comum por conta da popularidade das pastilhas e do acabamento mais querido que a moldura de mármore proporciona. Eu pessoalmente gosto do acabamento da moldura. Apesar de nem sempre gostar do fundo de pastilha pois em alguns casos ele fica parecendo cliché demais. Depende da paginação do seu banheiro.

Atenção: Para fazer a caixa em granito recomendo você ressalta-lo pelo menos 0,5cm da parede para dar melhor acabamento. Isso evitará que os possíveis desgastes do corte do revestimento da parede apareçam.



Nicho inteiro em mármore ou em revestimento
Nicho inteiro em mármore ou em revestimento

INTEIRO EM MÁRMORE OU REVESTIMENTO

Esta alternativa normalmente está associada a sofisticação e modernidade. Por conta da sua objetividade e lisura o aspecto fica mais ajustado.


Mas atenção: Se você quiser revestir seu nicho inteiro com revestimento é necessário fazer o bisotê das peças da quina para evitar que a cerâmica interna do revestimento fique aparente. Seu pedreiro, se for bom, saberá o que é isso e como fazer da melhor maneira possível. Mas é imprescindível que ele use o disco de corte adequado para o tipo de cerâmica que você está usando.


Mas o que é um bisotê?

Basicamente é cortar a aresta da cerâmica em 45º para encaixar com a outra peça para forma a quina "viva" do nicho.


Detalhe de um bisote bem feito para cerâmica de quina.
Detalhe de um bisote bem feito para cerâmica de quina.

NÃO DÁ MESMO PARA FAZER NICHO EM PAREDE ESTRUTURANTE?


Essa pergunta não quer calar. Hoje muitas pessoas moram em apartamentos. O problema é que agora quase todo novo empreendimento desse tipo é feito com paredes autoportantes. Que são paredes que sustentam a si próprias e, consequentemente, a casa. O sistema convencional de estruturação na construção civil é feito através de pilares e vigas que sustentam sozinhos toda a edificação. Desse modo podemos até mesmo retirar todas as paredes desde que os pilares e vigas não sejam alterados. Porém, no sistema de paredes autoportantes isso não é possível visto que as paredes sustentam. Por isso, se você mora uma casa ou apartamento deste tipo você provavelmente vê em em seu condomínio várias notificações para que as paredes não sejam alteradas em NADA. Por isso não pode fazer nisso.


Mas, existe uma luz.


Nicho executado em shaft de drywall em banheiro

No geral, quando uma residência é de parede estruturante o seu banheiro, cozinha e área de serviço costumam ter um shaft. Que são aqueles ressaltos BEM visíveis nesses ambientes. Este shaft não existe atoa. Dentro dele passam canos de diversas finalidades. Mas normalmente ele é feito com espaço sobrando e construído com drywall (parede de gesso ou cimento acartonado). E é ai que acontece a festa. Você pode furar o Drywall e colocar um nicho nele. (vale até um comentário me agradecendo se você não sabia disso heim).


Nicho em banheiro com parede autoportante e shaft de drywall
Nicho em Shaft de DryWall

O nicho no drywall precisará ser pré-moldado. Mas qualquer pedreiro que saiba trabalhar com esse tipo de parede dominará o processo. Mas agora você sabe que é possível.


Então? Agora já pode parar de colocar shampoo no chão ou naqueles terríveis suportes de parede. Bora?

Comentários


  • Grey Pinterest Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page