top of page

Sala de Estar: Acerte na Decoração

Atualizado: 21 de mai. de 2020

A sala de estar é o cartão de visita da sua casa. Ela precisa dizer quem mora ali antes mesmo que a visita pergunte sobre o seu perfil e estilo de vida. E isso não é apenas para dar qualquer satisfação a ninguém não. Você talvez não faça ideia do quanto ter um sala que te represente muda sua vida. Isso traz muita tranquilidade e aquela sensação de bem-estar com a casa maravilhosa que todos nós curtimos. Não é verdade? Então hoje eu vou te ensinar a encontrar esse caminho de decorar sua sala de estar com qualidade, economia e te representando bem.


ANTES DE TUDO, IDENTIFIQUE SEU ESTILO.

Clean, rústico e clássico são os mais comuns. Porém existem diversos outros e se você quiser que eu faça uma série de vídeos a respeito de cada um deles comente aqui em baixo "Quero a série dos estilos". Mas enquanto eu não sei se vocês querem todos esses vídeos vou deixar uma galeria com imagens de cada estilo aqui com vocês.


CLEAN


RÚSTICO


CLÁSSICO


Porém a maioria das pessoas acaba usando um estilo neutro. Com base em gostos pontuais. E isso é absolutamente normal. Nesses casos é importante considerar a coerência entre formas e cores para evitar uma mescla desconectada de efeitos. Pegue uma cor mais evidente e trabalhe em ao menos dois pontos, como no tapete e nas almofadas. E as cores demais pode manter em tons neutros.


COMECE A COMPOR PELO SOFÁ

Ele é o móvel mais importante da sala e os demais precisam partir dele. É importante pensar o espaço que ele usa e o seu espaço necessário para circulação.

Pode pensar nos assentos com base em quem utiliza a sala no dia a dia. Assentos extras podem ser pufes, bancos e poltronas que serão usados esporadicamente e assim economizamos espaço.


Sofá certo...

Veja como esta sala tem uma proporção adequada com este sofá e os demais móveis. A circulação foi preservada e o espaço não parece superlotado ou estrangulado.

Sofá em Sala Pequena com Proporções Adequadas ao Tamanho do Espeço e Com Circulação Garantida
Sala com Sofá Claro em Proporções Adequadas ao Espaço Pequeno

Sofá errado...

Agora olhe essa sala, com esse sofá e essa mesa de centro. Não sei quem fez este projeto mas a proporção entre os móveis não ficou das melhores. Circular entre o sofá e a mesa de centro não deve ser uma tarefa fácil. Neste caso o problema nem é o sofá, mas a mesa de centro que deveria ser menor ou ser substituída por um pufe ou banco que pudesse cumprir o papel de apoio sem ocupar todo este espaço.

Sala com Sofá Com Erro de Proporção Entre Sofá e Mesa de Centro. A Circulação Ficou Prejudicada Por Conta do Tamanho Exagerado da Mesa de Centro
Esta sala tem uma proporção errada entre o sofá e a mesa de centro. Veja a circulação

UTILIZE QUADROS QUE CONTEM A SUA HISTÓRIA

Não estou falando de fotos suas. Mas estampas e cores que mostram um pouco quem você é e seus gostos. A sala de estar é o cartão de visita da casa e diz de cara para o visitante quem é que mora ali. Paredes muitos vazias trazem uma sensação muito vaga para o ambiente. Porém é importante o equilíbrio. Não exagere nos quadros a não ser que tenha uma paredes exclusiva para isso e que não use quadros nas demais paredes do ambiente.




SALA DE ESTAR E HOME THEATER

Se sua sala de estar também é um home theater (sala de TV/CINEMA) você pode utilizar a TV sobre o rack ou então coloca-la na parede ou em um painel. Nestes casos cuidado com a altura da TV. Uma boa dica é sentar no sofá e simular a altura com você e sua família sentados. Peça alguém para segurar a TV enquanto você faz isso. Mas em tese o que deve ser priorizado na definição da altura da TV é que os espectadores jamais devem assistir com o cabeça inclinada para baixo ou para cima e nem virada para o lado. Então posicione os assentos principais, que normalmente serão usados no dia a dia para assistir TV, sempre de frente para ela (mesmo que não em ângulo reto). A altura normalmente vai girar em torno de 1,3 metro no centro da TV. Mas é importante avaliar sua realidade com o teste do qual já falamos. Cada caso é sempre um caso.

Home Theater com painel de madeira e TV na parede
Home Theater

Uma dica muito útil...

Se precisar de lugar de apoio e sua sala não tiver espaço você pode utilizar assentos multiuso. Que são pufes ou bancos que servem como pequenos aparadores em casos de necessidade.

Caso você tenha espaço pode utilizar mesa de centro, mesas laterais ou até mesmo um aparador.


SOBRE A ILUMINAÇÃO

Se você costuma ler na sala vale a pena pensar em pelo menos uma luminária para o lado do sofá ou poltrona onde você lê. Pode ser luminária de piso caso você tenha um espacinho e não tenha ponto de luz na parede onde precisa da luminária. Luz ambiente nem sempre é adequada para leitura. Lembre de usar lâmpada de luz quente na luminária de apoio a leitura.

Porém, mesmo que você não leia na sala, se tiver espaço é legal utilizar uma ou duas luminárias de piso pois elas vão gerar um efeito bem confortável caso você queira assistir TV à meia luz.



E estas foram nossas dicas relevantes para você ter uma sala bem decorada e organizada. Siga essas dicas e vai ser sucesso. Depois é só me enviar um email me convidando para me oferecer um strogonoff como agradecimento (risos, mas tô falando sério).


Se tiver mais dúvidas deixe aqui nos comentários que te ajudarei com prazer.

Até a próxima.


Comments


  • Grey Pinterest Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page