top of page

Tinta Fosca, Acetinada ou Semibrilho?

Como saber qual o acabamento ideal de tinta para sua parede.



É muito comum que muita gente cometa erros na hora de escolher o acabamento da tinta. Existem ao menos três opções. Semibrilho, acetinado e fosco. Mas qual é a melhor para sua parede? Existe diferença entre elas? O que devo considerar?


É isso que vou lhe ensinar hoje.

A grande diferença entre este acabamentos é o brilho. Fosco não tem brilho algum, acetinado é intermediário e semibrilho e mais cintilante. Porém, não basta você ir na que mais gosta. É a sua parede que precisa dizer de qual o acabamento você precisa. Você já deve ter ido na casa de alguém que você olhou para uma das paredes e parecia que elas foram niveladas com colher de pedreiro. Não é? Tem muito pedreiro que se acha O confeiteiro por ai e sai alisando a parede com a colher. Mas esses erros que você reparou provavelmente não foram por conta desses "confeiteiros" de argamassa. O problema, muitas vezes está na escolha errada do acabamento da tinta. Basicamente pois quanto mais brilhosa a tinta é mais perfeita a parede precisa ser. Deu para entender a sacada?


TINTA SEMIBRILHO


Tintas de semibrilho (em maior grau) e acetinadas (em menor grau) mostram mais os erros da parede por conta dos reflexos que elas proporcionam. É uma questão de física. A luz bate e não reflete de maneira uniforme e isso faz o observador perceber claramente os defeitos do nivelamento da parede. Portando, opte por tinta de semibrilho apenas se sua parede tiver sido muito bem acabada na massa antes. Veja este teto com tinta semibrilho e perceba como ela exibe as imperfeições.

Teto com tinta semibrilho branca

Em contrapartida as tintas semibrilho são muito mais fáceis de limpar. Você pode passar pano úmido e até uma esponjinha úmida para limpeza. Elas são bem mais resistentes a umidade e isso facilita sua manutenção. São muito boas para ambientes úmidos como banheiro, cozinha e área de serviço.

Então a melhor coisa a fazer é garantir um bom acabamento no reboco (use massa fina e um bom profissional) e assim poder utilizar tinta semibrilho em áreas úmidas se você quer mais praticidade.


Agora vai uma dica muito boa para não errar na escolha da tinta para seus ambientes. Evite o uso de tinta com brilho em ambientes que visam aconchego, como quarto e sala de estar. Ela fará o ambiente parecer frio e distante.


Sala de Estar com Tinta em Acabamento Semibrilho

TINTA ACETINADA


As tintas acetinadas são como uma alternativa às de semibrilho. Oferecem um acabamento levemente resinado porém tem menos resina em sua composição. Com isso você terá um resultado mais no meio termo. Nem tanto brilho mas também não ficará sem brilho algum.

Tintas acetinadas permitem maior facilidade de limpeza do que as foscas e menor do que as semibrilho. Mas são bem fáceis de limpar assim mesmo. Além de, assim como as semibrilho, serem razoavelmente resistentes a mofo e algas. A grande diferença delas para as semibrilho é mesmo os reflexos que geram.


Você pode utilizar acetinadas em áreas internas e externas sem grandes preocupações. O maior cuidado mesmo é com a lisura da parede da qual já falamos bastante aqui. Em áreas externas essa lisura não é tão aparente por conta da pouca proximidade visual com as paredes. Mas em ambientes internos não deixe de cuidar disso.


Lembra que quanto mais brilho mais perfeita deve ser a superfície? Pois é, para escolher entre semibrilho e acetinada basta avaliar sua parede.


Uma ótima forma de verificar a lisura da sua parede é colocar uma luz contra ela. Pegue uma luminária qualquer e coloque bem perto da parede. A luz intensa sobre ela mostrará suas imperfeições e assim você conseguirá analisar melhor qual a tinta ideal.




Vale ressaltar que tintas semibrilho e acetinadas tem melhor reflexo a medida que tem mais demãos. Então, para melhor acabamento use mais demãos. Utiliza-las pode ser mais caro do que as foscas por conta das demãos que representam maior consumo de tinta e também pelo fato de que, normalmente, seu preço é mais elevado que as tintas foscas.


TINTA FOSCA


As tintas foscas costumam ser muito utilizadas em ambientes internos pelo fato de disfarçarem imperfeições e garantirem mais aconchego. Mas precisam ser especificadas com cuidado por conta de serem um pouco mais melindrosas na limpeza e podem apresentar sujeira e manchas com mais facilidade, porém, retocá-las é mais fácil pois sua composição se comporta bem quando sobreposta, evitando marcas de retoque. Entretanto, é importante lembrar que em ambientes muito pequenos elas podem aumentar a sensação de diminuição. CUIDADO.


Elas são indicadas tanto para paredes quanto para teto. Por conta da menor quantidade de resina que torna a limpeza mais difícil comparada ás outras opções das quais falamos aqui, a tinta fosca pode apresentar maior probabilidade de desenvolver fungos ou manchas de mofo. É importante tomar cuidado na escolha para não a utilizar em ambientes de muita umidade. Não é a mais recomendada para áreas externas.




Agora que você já conhece os três tipos de acabamentos de tintas você já pode se sentir mais segura(o) na hora da escolha. Mas se precisar de uma forcinha fale comigo. Deixe um comentário aqui em baixo do artigo. É só se cadastrar no blog com seu Facebook e comentar a vontade. Terei o prazer de te responder e tirar suas dúvidas.

Caso prefira CLIQUE AQUI e deixe sua mensagem que te respondemos rapidinho tirando sua dúvida. É de graça, fique em paz. (risos).

Comentarios


  • Grey Pinterest Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page